Entre ações e reclamações

Eu não sei vocês, mas reclamo tanto das coisas. O frio, o calor, o excesso de coisas pra fazer, o ócio, a tevê, o filme que vi, os que não vi, as horas desperdiçadas, os minutos corridos. Fico irritada comigo mesma.

Outro dia reclamava para uma amiga sobre qualquer coisa enquanto esperávamos nossa vez no caixa do supermercado. Ela me disse: “Você reclama demais, já pensou no que pode acontecer se você simplesmente aceitar a realidade?”

Fiquei pensando naquilo e acho que, em partes, ela tem razão. Reclamar não adianta; a realidade é como é. O presente se apresenta e precisamos lidar com ele; não necessariamente aceitá-lo. Na verdade, acho que precisamos sempre transformá-lo.

É um exercício diário que tenho feito: quando começo a reclamar, paro e penso no que estou dizendo, naquela situação; então vejo o que pode ser feito. Ficar de braços cruzados dizendo como o mundo é cruel não muda nada de fato. Precisamos agir!

Convido a você que faça o mesmo; que deixe as reclamações pra lá e pense em atitudes transformadoras. Dê a si mesma a vida que você quer.

Escrito por Sofia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *