Você exercita a Empatia?

Já teve a sensação de que a impressão que temos sobre o rosto de uma pessoa muda após algum tempo de convivência com ela? Isso funciona também para a nossa opinião sobre as pessoas de uma forma geral. Quantas vezes não criamos um pré-julgamento apenas observando alguém e suas coisas sem sequer falarmos direito com ela?
 
Acho que é porque muitos de nós apenas vemos o que queremos, o que influencia na imagem que guardamos. E isso pode mudar sempre que raciocinarmos melhor a respeito. O exercitar da empatia é uma prática que nos ajuda a corrigir o pré-conceito; não somente aquele ruim sobre raças e religiões, mas sim também aquele mais leve: sobre opiniões que formamos antecipadamente na ignorância.
 
E não é tão difícil se colocar no lugar de uma outra pessoa; até porque, se você reparar, somos todos iguais. Não trilhamos os mesmos caminhos e as mesmas emoções, mas todos vamos para a mesma direção, onde apenas a forma de caminhar é que faz a diferença.
 
Se você acha alguém tristinho demais, pergunte-se como é estar triste o tempo todo para você mesmo. Será que ela realmente não tem motivos para estar assim? Se você acha alguém bravo demais, pergunte-se como é ter raiva o tempo todo para você mesmo. O que essa pessoa passou para ter um gênio tão forte? Se você acha alguém chato demais, pergunte-se como é viver rodeado de pessoas que não gostam de você. Como será que essa pessoa se sente com os olhares revirados enquanto ela diz aquilo em que ela foi formada a dizer?
E por aí vai…
 
Quando ver alguém tropeçar ou parar no caminho, antes de criticá-lo, pergunte-se o que houve com ele. Treine sua mente e espírito para elevá-los à um nível mais gentil e observador. Quem sabe assim poderemos, talvez, seguir em frente sem tantas brigas e discussões que não levam a lugar nenhum. 

Escrito por Konno


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *