Qual o seu legado?

Eu estava vendo um programa de TV e nele havia uma cena em que um garotinho iluminado meditava em frente à uma estátua de Buda.

– Por que está tão triste? – O espírito de Buda lhe perguntou.

De olhos fechados, mas cheios de lágrimas, o garotinho disse que estava confuso. Ele podia ver e sentir as pessoas lutando e trabalhando para construir suas vidas. Amando e odiando enquanto sofriam todos os dias para conseguir suas coisas.

– E qual é o problema? – Buda quis saber.

O garotinho enxugou as lágrimas e respondeu que não compreendia o motivo de tudo aquilo. Se as pessoas vão morrer um dia, por que fazem essas coisas? Por que lutam tanto, por que sofrem e amam tanto? Qual o sentido se tudo vai acabar?
Uma energia reconfortante envolveu o garoto e o preparou para receber a orientação de Buda:

– O que você não entende, meu filho, é que a morte… a morte não é o fim de tudo!

Achei essa cena forte e reflexiva. O que você faz e constrói não será perdido… bens materiais são sim castelos de areia, mas penso que levaremos conosco para sempre o que cultivamos no coração e é por isso que devemos nos atentar no que guardamos nele.

Todas as nossas ações e atitudes deixam um legado para as pessoas ao nosso redor. Estar nas recordações das pessoas é também uma forma de continuarmos nesse plano, e está aí a pergunta: como você será lembrado?

Escrito por Konno


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *