Você conhece a Insanidade?
Uma vez li a frase “Insanidade é continuar repetindo as mesmas coisas esperando resultados diferentes”. Pensando sobre ela, para mim, há um paradoxo curioso: ela está e não está correta.
Está incorreta porque a insistência e a obstinação são essenciais para conquistar nossos objetivos. Então, se você está certo sobre algo e sobre uma tarefa, nada mais justo que repeti-la sempre que possível, tentando errar cada vez menos. É certo que você sempre aprende muito em cada empreitada, neste caso, pense bem: não seria tudo diferente se você a refizesse mais experiente?
Por outro lado, a frase citada está correta também porque: até onde você vai insistindo sempre nos mesmos erros? Certamente chega o momento em que aquilo no que você insiste torna-se desgastante e cruel com você mesmo, um fardo que talvez não seja tão necessário. É aí que está o perigo, o quão perto da obsessão você está? E qual a diferença entre a obsessão e a insanidade?
Sempre podemos ter uma nova observação sobre tudo. Exercite sua mente e olhe-se no espelho. Fique lá se encarando. Em algum momento as cicatrizes invisíveis das suas batalhas irão aparecer. Se veja, se enxergue. Pense se todos esses machucados valeram a pena e use-os como referência para suas novas insistências.
Às vezes nem percebemos o quanto insanos estamos, porém é sempre possível acertar tudo. Basta querer. Basta enxergar.
Escrito por Konno