Das vantagens da solidão

Outro dia ouvi uma amiga falar sobre seu medo de ser sozinha. Confesso que dei risada. É tão ruim ser consigo mesma?

Eu costumava ter medo de estar só, de não arrumar um amor, de largar o colo da mãe, de fazer qualquer coisa sem uma companhia… Até que um dia me vi só. Foi como se o mundo me abandonasse, ou assim pensei. Um relacionamento terminou, fui morar em outra cidade, não havia nada além do desconhecido para mim.

O desolamento que senti no primeiro instante acabou virando outra coisa. Foi nessa época que descobri o prazer de minha própria companhia. Ia aos restaurantes, ao cinema, ficava em casa, conhecia lugares… O mundo era minha companhia. Nunca aprendi tanto ao estar num lugar desconhecido e sozinha.

O temo passa e a gente conhece pessoas, ganhamos companhias, amigos, amores. Não estou mais só, porque não conseguimos ficar assim por muito tempo, afinal, vivemos em sociedade. O que mudou é que agora não tenho medo. As coisas mudam e às vezes o universo nos deixa num momento de solidão, eu aprendi isso. À minha amiga que tem medo de ser sozinha eu posso dizer que não há nada de mau, inclusive recomendo a experiência. Além do mais, a solidão não é eterna.

Escrito por Sofia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *