Sobre Cair e Levantar

Certa vez eu ouvi uma pessoa dizendo:
– Quando seu filho pequeno cair, deixe-o se levantar no seu tempo, talvez até ajude-o, mas não brigue com ele ao falhar. Pois, caso contrário, ele não vai querer nem tentar se levantar da próxima vez…
Acredito que essa observação está correta. Se cada vez que alguém cai e você se estressa e briga com essa pessoa, é muito provável que você esteja mais atrapalhando do que ajudando. Será que essa atitude pode dar resultados?  Acho que não. O correto mesmo é estendermos a mão para ajudar.
 
Por outro lado: e quando nós que caímos? E se estivermos sozinhos nessa hora? E se ninguém estiver por perto para ajudar? Se ninguém quiser oferecer apoio?
 
Quando cairmos por terra, saboreamos o gosto amargo e o cansaço da derrota, algo como terra suja em nossa boca e nariz, tampando nossa respiração. E é possível que nesse momento você se sinta sem forças, sem ânimo, pronto para fechar os olhos e desistir.
 
Mas espere.
 
Eu sei que, nesses momentos, palavras de desconhecidos não servem, porém gostaria de lhe lembrar de algo. Aproveite que está no chão e, sim, deixe seus olhos se fecharem. Mas não durma. Só relaxe e deixe a mente trabalhar com mais calma.

Se está aqui agora, lendo isso, acredito eu que deve ter algum tipo de fé. Em Deus, deuses, ou alguma força pessoal ou universal. Pense nessa fé. Ela é o ponto de partida. E também acredito impossível que não haja ninguém, em algum momento, que tenha lhe feito sorrir um dia na vida. Pense nela. Nelas. A fé e as pessoas que ama, são sua base.
 
O que o fez pensar desistir é ponto chave. É sobre você, seus fracassos, suas derrotas, suas tristezas. Agora pense de novo e abra os olhos: não se trata realmente de você. Na verdade, não só de você. .
 
Levante-se.
 
Quando você perceber que se trata mais de quem você ama do que de si próprio, as forças vão voltar e a fé irá se incendiar outra vez. Será difícil, mas mantenhas os braços firmes e erga-se e prostre-se de joelhos.
 
Chore.
 
Deixe as lágrimas levarem todo esse sentimento. Continue na sua base, e ficará tudo bem. Passará por isso, tenho certeza.
 
Erga-se.
 
Devagar, projete todos os seus sonhos em suas pernas. Há sempre alguém que nos dá força, que nos anima, que nos apoiou algum dia. Mesmo que não, há o seu eu interior que está lá, querendo isso. Almejando sua vitória.  Essa será a energia de seus joelhos.
 
Respire fundo e ande.
 
Agora, de pé, não pense que as coisas serão mais fáceis. Não serão. Porém, você fez o mais difícil e levantar sempre será mais fácil se você cair outra vez porque agora você sabe como é, sabe que é possível.
 
É difícil, eu sei, e é por isso que eu gostaria que lembrasse disso quando vir alguém cair também. Ajude-a. Ajude-se. Se cair. Se caírem. Levantem-se. 

Escrito por Konno
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *